ETAPAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

 

a) Cadastra-se no sistema;

b) Entre com seu login e senha;

c) Na seção "Iniciar Nova Submissão" clique no link "Clique aqui";

d) Defina em qual seção deseja submeter o documento;

e) Leia e selecione todas as opções das condições de submissão;

f) Selecione a opção "Declaração de Direito Autoral" concordando com a política da revista;

g) No campo "Comentários ao Editor", declare conflito de interesses ou outro discurso qualquer.

h) Clique no botão "Salvar e Continuar";

i) Preencha os metadados (título, resumo, indexação, etc);

j) Clique no botão "Salvar e Continuar";

l) Na seção "Documento de Submissão" transferira o documento;

m) Clique no botão "Selecionar arquivo";

n) Clique no botão "Transferir";

o) Clique no botão "Salvar e Continuar";

p) Transfira documentos suplementares (tabelas, gráficos, imagens) se houver;

q) Clique no botão "Salvar e Continuar";

r) Clique no botão "Concluir Submissão".

 

 

RESUMO DA LINHA EDITORIAL E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO

A Revista Direito e Liberdade destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área jurídica ou defendidos em evento jurídico, resultantes de pesquisas e reflexões críticas sobre práticas profissionais e acadêmicas. As linhas de pesquisa da Revista são: Desenvolvimento e Meio Ambiente; Cidadania e Processos Coletivos; Violência de Gênero; Produção e Aplicação do Direito; Teoria do Direito, Hermenêutica e Principiologia Jurídica.

INSTRUÇÕES GERAIS PARA PUBLICAÇÃO

Os artigos deverão ser destinados com exclusividade de sua publicação. Isto implica a cessão integral dos direitos autorais à Revista Direito e Liberdade para divulgação impressa e eletrônica por meio do portal de revistas da ESMARN. Entretanto, a produção intelectual dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores.

Os artigos publicados podem ser reproduzidos total ou parcialmente, em formato impresso e/ou eletrônico, desde que citados o(s) nome(s) do(s) autor(es), a fonte e atenda às normas de regência relativas ao Direito Autoral.

A Revista Direito e Liberdade adota o fluxo contínuo para recebimento de trabalhos, que deverão ser enviados ao Editor Científico, por meio de submissão no Portal de Revistas Eletrônicas da ESMARN ou email (revista@esmarn.tjrn.jus.br; revistadireitoeliberdade@gmail.com). O Editor Científico reserva-se ao direito de não publicar textos aprovados imediatamente, considerando o número de páginas do periódico por volume como também a relação de exogenia e endogenia.

Serão considerados para publicação os trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, de pesquisas científicas e acadêmicas e reflexões sobre práticas profissionais.

O Editor Científico submeterá os trabalhos ao juízo dos Editores de Forma e Conteúdo com a finalidade de realizar uma avaliação preliminar para verificar se o artigo está em consonância com as exigências normativas e vinculado a uma das linhas de pesquisas da revista.

A seleção dos trabalhos é de competência do Conselho Editorial. Os artigos originais pré-avaliados serão submetidos à avaliação final pelos membros do Conselho Editorial, e, eventualmente por especialistas ad hoc, reconhecidos nos temas tratados, observado o sistema de dupla avaliação cega – “double blind peer review”.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO

Os autores deverão seguir rigorosamente o Apêndice A – sobre Normas para Elaboração de Artigo do Regulamento 01/2017. Os artigos que apresentarem discordância com os critérios estabelecidos no Apêndice A, serão devolvidos aos autores para adequação e deverão cumprir o prazo estabelecido para reenvio.

LINGUAGEM

Os textos deverão ser escritos de forma clara e fluente. As notas de rodapé deverão ser utilizadas para fornecer informações de caráter explicativo, não excedendo 200 palavras. O autor deverá estar atento para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

FORMATAÇÃO ESTÉTICA E NORMATIVA

Trabalho inédito ou defendido em evento jurídico, redigido sob a forma de artigo científico, com o mínimo de 10 (dez) e o máximo de 30 (trinta) laudas. Textos mais extensos do que padrão estabelecido serão publicados a critério do editor, caso seu tamanho seja justificável. O autor deverá consultar no site o item Informação para autores e observar os procedimentos necessários para submissão do artigo.

Formatação:

Folha: A4 (21,0 cm x 29,7 cm);

Margens: esquerda e superior - 3 cm;
direita e inferior - 2cm.;

Parágrafo: Recuo de 2 cm na primeira linha;

Fonte: Times New Roman, Tamanho 12;

Espaçamento: 1,5 para o texto; 1,0 (espaço simples) para as citações com mais de 3 (três) linhas e referências; e  1 (um) espaço de 1,5 entre a seção;

Para as notas de rodapé, citações com mais de 3 (três) linhas, paginação, legendas e fontes das ilustrações e tabelas,  adotar a fonte de tamanho 10.

Correspondência: Caso o artigo seja aprovado, ao final do artigo, após as referências, serão apresentados o endereço (profissional ou pessoal) do autor, telefone para contato, além do e-mail para correspondência. No caso de coautoria, será identificada a correspondência de somente um autor. Tais informações serão solicitadas oportunamente pelo Conselho Editorial, não sendo necessário sua apresentação no momento da submissão.

Os artigos serão publicados em língua portuguesa e, eventualmente, em língua espanhola. Cada artigo deverá atender aos seguintes conteúdos e nesta ordem: título em português e em inglês (caso o texto esteja redigido em espanhol, o título deverá estar primeiramente escrito em espanhol e em seguida em português); nome dos autores (com qualificação em nota-de-rodapé); resumo e palavras-chave no idioma do texto;  resumo e palavras-chave em outro idioma; sumário; introdução; desenvolvimento (dividido em seções numeradas); conclusão; referências (não numeradas, em ordem alfabética e citadas no corpo do texto).

A revista se reserva ao direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão normativo e culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores, podendo ser retornado ao autor para correção e adequação às regras da Revista. As provas finais não serão enviadas aos autores.

O autor terá acesso a versão eletrônica da revista através do Portal de Revistas Eletrônicas da ESMARN, disponíveis em periodicidade quadrimestral no site http://www.esmarn.tjrn.jus.br/revistas/index.php/revista_direito_e_liberdade/issue/archive.

Maiores informações e dúvidas poderão ser respondidas por meio dos e-mails revista@esmarn.tjrn.jus.br, revistadireitoeliberdade@gmail.com ou por telefone: 55 84 3215-1867.

 

 



ISSN Eletrônico 2177-1758 / ISSN Impresso 1809-3280.

Adoção de Fluxo Contínuo para recebimento de trabalhos.

A Revista Direito e Liberdade está indexada em:

  • Nacionais: Ibict;  BDjur - Biblioteca Digital do STJ; Diadorim; LivRe; Sumários de Revistas Brasileiros (sumarios.org); OASISbr; Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional (RVBI).
  • Internacionais: Bielefeld Academic Search Engine (BASE); Cite Factor; Directory of Open Access Journals; DRJI; Elektronische Zeitschriftenbibliothek (EZB); European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences (ERIH PLUS); Google Scholar; JournalsforFree; Latindex; Library of Congress; MIAR (Information Matrix for the Analysis of Journals); Open Academic Journal Index (OAJI); Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico; SHERPA/RoMEO; Web of Science Emerging Sources Citation Index; WorldCat; JournalTOCs.